Cupcake

Para quem não sabe, os cupcakes são minibolos que equivalem a uma fatia de um bolo normal.

Tem quem prefira os cupcakes personalizado ao tradicional bolo de casamento, e com razão pois são muito charmosos e descontraídos, e  suas cores e forminhas podem combinar com a decoração do casamento além da infinidade de sabores permitidos em sua produção.

A grande vantagem dos cupcakes nos casamentos é a dispensa de pratinhos e garfinhos, além de ser uma ótima tática para quem adora mesas de doces BEM servidas.

O cupcake é um bolinho de origem inglesa, seu nome original é fairy cake, em português bolo de fada. Entretanto, depois de se tornar famoso nos Estados Unidos ganhou o nome de cupcake (bolo de xícara), pois sua receita é feita usando xícaras como medida. Como antigamente o normal era que as receitas fossem feitas com os ingredientes medidos em peso, o nome acabou pegando. Além disso, eles eram assados em xícaras, o que fortaleceu ainda mais a ideia do nome cupcake.

Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem mais decorados. São tão bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nas festas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.

O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.

Principais diferenças: o cupcake inglês e americano utiliza a Cakeflour, uma farinha desenvolvida especialmente para bolos que leva bem menos glutén do que a normal. E ao invés de leite, utiliza-se a Buttermilk, que é mais ácido e possui menos gordura que o leite. A base dos cupcakes acaba sendo praticamente a mesma para quase todas as receitas, o que muda é seu sabor e sua aromatização. Os recheios, coberturas e confeitos são um encanto a parte. Uma infinidade de modelos, cores e tipos. A diferença dos cupcakes está na textura e doçura. Enquanto os cupcakes americanos tem a massa super seca e cobertura extremamente doce (chamada de buttercream = creme de manteiga, que leva manteiga e açucar) os feitos aqui acabaram se adaptando ao nosso paladar brasileiro, com uma massa mais molhadinha, recheios e coberturas não tão doces.

Criatividade é o grande segredo para o sucesso do seu cupcake!