Quatro curiosidades sobre o chocolate

chocolates-bombom

Mais antioxidantes

Pesquisadores da Universidade de Gana produziram um chocolate com mais polifenóis de uma forma “simples”: armazenaram os grãos de cacau por sete dias antes das etapas de fermentação, secagem e torrefação. À temperatura de 116°C, a torrefação foi feita por 45 minutos (25 a mais que o tradicional).

Coelho da Páscoa

Os ovos de chocolate foram eleitos como presente de Páscoa por representarem vida e renascimento. A data, na tradição judaico-cristã, celebra a esperança de uma vida nova. Já os coelhos foram escolhidos por representarem fertilidade.

Primeiras barras

A história do chocolate é antiga. Em 1519, os Astecas descobriram como fazer uma bebida deliciosa adoçando água e acrescentando grãos de cacau torrados. Mas foi somente no século XVIII que surgiram as primeiras barras de chocolate, quando o cacau foi misturado ao leite.

Combate a doenças

Consumido como parte de uma dieta saudável, o chocolate amargo pode melhorar a saúde do coração, a pressão sanguínea, reduzir o “mau colesterol” e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. O chocolate pode até diminuir a resistência à insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Fonte: oglobo